Trabalho Noturno e a Exposição à Luz Branca
A revolução industrial introduziu o trabalho por turnos na organização do trabalho, incluindo o trabalho noturno, com possíveis repercussões sobre a saúde.
– No trabalho noturno, a exposição à luz artificial, pode ser prejudicial à saúde, ao provocar disrupção dos ritmos circadianos e assim, alterações do sono-vigília, de ritmos hormonais e do sistema imunitário.
-O período do dia e da noite é variável ao longo do ano, e do ponto de vista do bem-estar e da saúde é importante que quando as noites são mais longas, os períodos de descanso e de sono sejam também maiores.
Existem ritmos circanuais e o período do dia e da noite é exemplo de um deles, ao longo do ano a duração do dia e da noite vão variando; a migração das aves é outro exemplo, entre vários conhecidos.
O trabalho noturno é considerado como potencial cancerígeno para o cancro da mama pelo IARC (grupo 2B) desde 2009 e foi largamente divulgado em Portugal pela ACT.
A evicção, ou privação do sono durante a noite, pode desencadear crises de epilepsia ou crises hipertensivas, exemplos bem conhecidos e estudados, mas pode ser prejudicial noutras doenças neurológicas ou neoplásicas e até em doenças gastrointestinais.
A suscetibilidade individual, também é importante, há pessoas que toleram melhor as noites que outras.
Com a idade, a produção da hormona do sono, com papel importante na manutenção dos ritmos circadianos também diminui. Por este motivo, os trabalhadores mais velhos e com pior adaptação ao trabalho noturno, deveriam ser protegidos.
A ICOH, a organização internacional da Saúde Ocupacional, recomenda que um trabalhador, não efetue, mais de 4 noites por mês (idealmente!); que ao fim de 20 anos de trabalho noturno se seja dispensado de o fazer; de em determinadas situações de doença, como as atrás referidas, os trabalhadores possam ser aconselhados a não realizar trabalho noturno.
A situação prejudicial à saúde, da exposição à luz artificial durante a noite, também é válida para os hábitos pessoais. As pessoas que gostam de ficar a pé até tarde, expostas a luz branca e de grande intensidade também estão a prejudicar a sua saúde.
A título de exemplo de boa prática, referimos:
Na CP, Comboios de Portugal, os maquinistas e Operadores de Revisão e Venda, no trabalho durante a noite, usufruem de um período de 3 horas de descanso, o que é benéfico para o organismo. Cumulativamente, entre turnos existe um período de descanso de pelo menos 14h capaz de assegurar um descanso reparador, segundo a informação de que dispomos.
Maria João Manzano, MD, PhD
Diretora Clínica da Ecosaúde