Saúde Mental, preparar o Futuro nas Empresas
No âmbito da sua cultura de promoção de segurança e saúde nos locais de trabalho, a Ecosaúde S.A. realizou, no passado dia 1 de junho, um webinar relativo à emergência da Saúde Mental no Trabalho, que se fundamentou em três objetivos principais:
- Consciencializar face à relação entre Saúde, Bem-Estar e Trabalho, a par da importância da avaliação de Riscos Psicossociais em contexto organizacional:
Uma organização que priorize a saúde/bem-estar dos seus trabalhadores apresenta, inegavelmente, melhores índices de produtividade e rendimento. Os riscos psicossociais são um tema emergente, considerando o significado identitário que o trabalho representa nas nossas vidas e os desafios que nos coloca em termos de adaptação e ajustamento. A promoção de literacia/formação nos locais de trabalho sobre este assunto, reveste-se, assim, de capital importância para o bom funcionamento organizacional e para a prevenção dos problemas de saúde mental, como o burnout, a depressão e a ansiedade, que explicam aproximadamente 50% do absentismo laboral nas empresas europeias. As boas práticas em contexto organizacional passam, em termos gerais, pelo enriquecimento/diversificação do trabalho, adequação das exigências às capacidades individuais, moderação do ritmo de trabalho, oportunidades de desenvolvimento, segurança no emprego, desenvolvimento de competências, clareza de objetivos, conforto no trabalho, adequação de equipamentos/material, gestão adequada do tempo de trabalho, respeito pelo descanso e lazer, apoio das chefias/colegas, lideranças adequadas, existência de um plano/estratégias de resolução de conflitos e equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
- Promover o conhecimento e acesso a informação clara e compreensível sobre Saúde Mental:
Verifica-se que, em Portugal, uma em cada três pessoas trabalha mais de 40 horas semanais, o que poderá comprometer a sua qualidade de vida e tempo de envolvimento em atividades individuais, familiares, sociais e/ou comunitárias, aumentando significativamente o risco de aparecimento de problemas psicológicos na população trabalhadora. A literacia em Saúde Mental permite informar e capacitar sobre a identificação e reconhecimento desses sinais/sintomas de risco, promovendo a procura atempada de cuidados de saúde e prevenindo o desenvolvimento de perturbações mentais. As ações de literacia nas organizações constituem, assim, uma mais-valia na promoção do diálogo sobre a Saúde Mental no Trabalho, permitindo a divulgação de estilos de vida saudáveis e estratégias de autocuidado, bem como a desconstrução de mitos associados à doença mentais e a diminuição do estigma social. O acesso a informação clara e fidedigna capacita-nos a tomar melhores decisões sobre a nossa saúde, pelo que sugerimos as seguintes fontes: https://saudemental.pt/ e https://saudemental.min-saude.pt/
- Partilhar informações referentes às metodologias atuais de rastreio, avaliação e acompanhamento da Saúde Mental de trabalhadores ao longo da sua carreira:
Em setembro de 2021, foi lançado o Guia Técnico de Vigilância dos Trabalhadores Expostos a Fatores de Risco Psicossocial no Local de Trabalho de autoria da Direção Geral de Saúde (DGS). Este guia reúne um conjunto de boas práticas no âmbito da Saúde Ocupacional, reforçando a importância da formação dos profissionais de saúde e das próprias organizações sobre metodologias orientadoras de prevenção primária, secundária e terciária de atuação sobre riscos psicossociais e promoção da Saúde Mental ao longo do desenvolvimento profissional dos trabalhadores. Poderá ter acesso ao guia em https://www.dgs.pt/ficheiros-de-upload-2013/pnso_guia3-pdf.aspx. Reforça-se que os trabalhadores que beneficiem de Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho contínuos, com qualidade e disponibilizados pela entidade empregadora, apresentam melhores níveis de saúde e sentem maior bem-estar no local de trabalho.
Veja em anexo os três e-book’s que lhe disponibilizamos.
Diogo Gonçalves
Psicólogo Clínico e da Saúde
Ecosaúde S.A.