Natal com Saúde
O solstício de inverno a 21 de dezembro, a noite mais longa do ano, marca o inicio do inverno no hemisfério norte. Os dias começam de novo a crescer, e no dia 25 de dezembro, esse crescimento torna-se visível o que nos alegrou sempre.
Nesta altura do ano, em que as noites são mais longas, é importante que nos deitemos mais cedo e possamos dormir mais. É necessária mais hormona do sono, melatonina , para que nos possamos sentir melhor. Alguns animais entram num sono prolongado, hibernam, mas também em nós há uma tendência ao recolhimento. Estamos normalmente menos ativos do que no verão.
Para os católicos ele também representa o nascimento de Jesus e mais uma alegria, que se estende por grande parte do planeta.
O Natal também traz felicidade pelo encontro com os amigos e familiares e é costume desejar-se a todos Saúde, Paz e Amor!
As festas do Natal e Ano Novo também são ocasiões de exageros alimentares. Come-se e bebe-se muitas vezes em demasia, e isso não é bom para a saúde.
Antes de falar sobre o que comemos e bebemos (normalmente exageradamente), o primeiro conselho que gostaria de deixar a todos quantos fazem medicação, é que não deixem de tomar os seus medicamentos, independentemente de fazerem ou não excessos alimentares. Ao longo da minha vida, ouvi vários doentes em consulta referirem-me que como cometiam exageros, deixavam de tomar os seus medicamentos. Duplo erro! Deve-se sempre seguir a medicação tal como o médico a prescreveu e neste caso é duplamente importante que se cumpra o prescrito.
A quadra festiva, pode ajudar-nos a partilhar alegria e comida com amigos e familiares, chamando a nós os que estão sozinhos.
As festividades de Natal são normalmente de muita comida e bebida, o que não é bom, mas está na nossa mão melhorar os nossos hábitos.
Sabemos que, o que ingerimos entre as festas de trabalho, o dia de Natal e a festa de Ano Novo, pode ser um desafio para nós, mas não é obrigatório chegar ao inicio do ano com mais um ou dois quilos que prejudicam a nossa saúde! Podemos alterar este rumo e para isso gostaria de deixar alguns conselhos.
Planeie as suas festas, o que pensa que irá comer e o que vai escolher.
Não vá para o almoço de trabalho ou de Natal com muita fome. É preferível comer antes qualquer coisa de saudável, uma barra de cereal com pouco açúcar, ou um iogurte natural, por exemplo, de modo a que não se “atire” às entradas da refeição, que são normalmente muito calóricas.
Durante o almoço ou jantar, os estudos demonstram que quanto mais comida existir, mais calorias vamos consumir. Assim, em vez de comermos um bocadinho de tudo, faça escolhas inteligentes, selecione primeiro a comida menos calórica, como sejam os vegetais, que até podem ser crus, os camarões ou outros moluscos cozidos ou grelhados. Prefira os pratos de peixe, sem molhos, cozidos ou grelhados. Cozinhe ao vapor, sempre que possível, os ingredientes dos alimentos, incluindo as vitaminas, são mais aproveitados e não precisa de usar sal.
Quanto às bebidas, escolha as sem açúcar, um copo de vinho ou cerveja pequenos e junte sempre água, com ou sem gás.
Depois da festa, faça algum exercício, utilize as escadas em vez do elevador, faça um passeio de 20 minutos com a companhia dos que lhe estão próximos, pode perder assim 100Kcal. Não se esqueça, que o exercício cinco dias por semana, é fundamental para todo o nosso organismo ( metabolismo, sistema cardiovascular, cérebro, …) e importante para o nosso sistema musculo-esquelético, que com o passar dos anos, se não cuidarmos dele, todos iremos ter problemas de mobilidade e dores.
A Saúde da Ecosaúde deseja a Todos um Natal com melhor e muita Saúde!
Maria João Manzano, MD, PhD
Diretora Clínica da Ecosaúde