Segurança na Operação Portuária de Mercadorias Perigosas
Desde o último trimestre de 2016, com continuação em 2017, a Ecosaúde tem vindo a desenvolver acções de formação profissional sobre esta temática em empresas da área portuária e marítima que têm demonstrado uma crescente sensibilidade para as questões da Segurança no Trabalho.
O Código IMDG pretende uniformizar internacionalmente o transporte de cargas perigosas, contribuindo para a prevenção de acidentes através da correcta embalagem, rotulagem, acondicionamento e estiva, até ao destinatário.
Conhecer o Código IMDG (International Maritime Dangerous Goods Code) e reconhecer a importância de actuar diariamente em conformidade com o mesmo é de extrema importância para a segurança dos trabalhadores e das empresas, e em última instância de todos nós, já que um acidente que envolva mercadorias perigosas pode resultar num evento de graves consequências.
A segurança no transporte marítimo de mercadorias perigosas, ou das cadeias de transporte que envolvam um percurso marítimo, está dependente da valorização profissional de todas as pessoas relacionadas com os riscos envolvidos e no conhecimento detalhado dos regulamentos.
Adaptado às funções e responsabilidades dos intervenientes, o curso destina-se a todos os trabalhadores envolvidos nas operações relacionadas com o transporte de mercadorias perigosas, desde a expedição ao seu destino final.
As empresas que realizam o curso, cumprem desta forma uma exigência do próprio Código em relação à formação de todo o pessoal de terra envolvidos em operações ligadas ao transporte marítimo de mercadorias perigosas.
Com uma forte componente prática, o curso tem sido recebido pelos participantes de forma muito empenhada, reconhecendo-o como muito útil e importante para a sua actividade profissional.