O Instituto do Consumidor e a Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto apresentaram recentemente a nova Roda dos Alimentos.

E o que muda exactamente?
A introdução do conceito de alimentação saudável e o apoio ao consumidor para lá chegar, através da indicação das porções recomendadas para consumo diário, dúvida prática com que muitas pessoas se debatiam diariamente.
Nesta nova Roda dos Alimentos, em lugar de 7 grupos passamos a ter cinco, sem hierarquias nem sobreposições, os grupos não se substituem uns aos outros, porque todos têm funções nutricionais diferentes e por isso, todos são importantes, diariamente na alimentação.
A água, fonte essencial da vida, que nunca havia aparecido na roda dos alimentos, ocupa agora o lugar central. Em primeiro lugar porque entra na composição de todos os alimentos e em segundo porque sendo essencial à vida deve ser consumida em abundância (1,5l – 3l por dia).
O maior grupo pertence aos produtos hortícolas e frutos (43%), logo seguido dos cereais (28%), lacticínios e leguminosas. O grupo da carne, peixe e ovos representam 5% da roda dos alimentos.
O mais pequeno dos grupos é o das gorduras com 2%.

O objectivo desta nova Roda dos Alimentos é levar-nos a praticar uma alimentação saudável:

Completa: Comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;

Equilibrada – Comer maior quantidade de alimentos dos grupos recomendados e menor dos grupos menos recomendados;

Variada – dentro de cada grupo de alimentos ir variando, por exemplo de acordo com a estação do ano.

Sugestão:

Coloque a imagem da Roda dos Alimentos em local visível da cozinha. Vá-se familiarizando diariamente com a imagem.
Quando for às compras lembre-se dela e do que precisa, para cozinhar de acordo com a mesma.
Aos poucos a sua alimentação e da sua família vai-se aproximando do recomendado.

 

O QUE MUDA?
 É objetivo contínuo da Ecosaúde alargar a sua oferta de actividades, disponibilizando um número crescente de serviços integrados e com isso, aumentar a satisfação dos clientes existentes e conquistar novos mercados.
Para apoiar os nossos clientes do sector alimentar e dar resposta a dúvidas como “que informações prestar ao consumidor sobre alergias e intolerâncias”, ou “qual a rotulagem obrigatória nos alimentos”, ou ainda “é preciso retirar uma amostra dos alimentos confecionados?”, estas e outras questões do dia-a-dia poderão ter agora uma resposta adequada a cada caso, através do protocolo estabelecido com a empresa Consultactiva Lda. nos domínios:
  • Consultoria de HACCP (Segurança Alimentar)
  • Formação Profissional na Indústria Alimentar

O terceiro novo serviço dirige-se ao sector agrícola, anualmente responsável por muitos acidentes de trabalho mortais, com muito de trabalho de prevenção a fazer e onde decerto a formação profissional tem ainda um caminho a fazer.
Enquanto prestadores de serviços externos de segurança e saúde no trabalho para este sector, a Ecosaúde quer contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho, reduzindo os números da sinistralidade, mas sobretudo as suas consequências sociais.
Por isto vamos com a Consultactiva, Lda., implantada na região Oeste, fortemente agrícola iniciar

  • Formação Profissional certificada, na área da Agricultura.

A formação em qualquer das áreas referidas, pode ser realizada em qualquer parte do país.

Consulte-nos!