Assinalar o Dia da Prevenção, deveria, passados tantos anos (28) ter-se transformado no compromisso pessoal de cada indivíduo com o valor da sua vida, nomeadamente, no trabalho.
Este compromisso, verdadeira cultura de Segurança, é equivalente a comprometer-se com a Segurança e Saúde do Trabalho, que na sua essência tem como objetivos, contribuir para o estabelecimento na empresa, de condições de vária ordem, que promovam o princípio básico de preservação da vida e da integridade física, mental e emocional dos indivíduos que nela trabalham.

Desenvolver a Prevenção de Acidentes de Trabalho e Lesões Profissionais é estar atento às pessoas, ao seu ambiente (laboral), estudar os riscos a que está exposto na sua atividade profissional; informá-lo e formá-lo sobre o modo de os evitar ou minimizar ao máximo os seus efeitos.

A identificação dos Riscos Profissionais e as suas potenciais consequências, a informação sobre o que fazer para o evitar ou controlar, são objeto de programas de formação e que reiteradas no tempo, mudam comportamentos.

Requere-se disponibilidade mental dos profissionais para a mudança de atitudes e o investimento por parte da empresa numa visão mais humanista de bem-estar dos trabalhadores.
Prevenir Acidentes de Trabalho e de lesões Profissionais não deve continuar a ser encarado na perspetiva meramente legalista e de dever de obediência por parte das empresas, mas antes como o dever ético que cada um tem consigo próprio, com os colegas, com a empresa, e da empresa com o seu ativo humano.

Segundo a World Economic Forum, das 15 competências do futuro, apenas uma é técnica, todas as restantes são comportamentais.

Sustentar o futuro das empresas está de novo focado na sua base, nas pessoas.

Por isto na Ecosaúde preocupamo-nos em prestar serviços de qualidade, que podem ir além do estrito cumprimento do requisito legal. Com uma experiência de 28 anos na realização de formação nos domínios da segurança e saúde no trabalho, estamos aptos a criar a formação especifica dirigida aos riscos da sua empresa, o que o apoiará nas mudanças comportamentais necessárias ao crescimento.

https://www.weforum.org/publications/

Ângela Rodrigues

Direção de Formação