A escolha do tema “Trabalhar com Segurança e Saúde na Era Digital” tem como objetivo divulgar a campanha da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) e da Autoridade para as Condições do Trabalho, enquanto ponto focal nacional da EU-OSHA.

No decorrer da Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, (de 23 e 27 de outubro de 2023), a EU-OSHA lançou, a nova campanha “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis”, sob o tema “Trabalhar com segurança e saúde na era digital”. A referida campanha visa:

  1. Aumentar os conhecimentos sobre a utilização segura e produtiva das tecnologias digitais em todos os setores;
  2. sensibilizar para os desafios em matéria de SST decorrentes da transformação digital do trabalho;
  3. Informar sobre os riscos e oportunidades emergentes;
  4. Promover a avaliação dos riscos e a gestão segura das tecnologias digitais no local de trabalho;
  5. Incentivar o intercâmbio de informações e de boas práticas entre as partes interessadas pertinentes.

 Em todos os setores de atividade, a tecnologia digital está a mudar não só a forma, mas também onde e quando trabalhamos, proporcionando serviços e soluções fundamentais para todos os setores da economia e da sociedade.

As tecnologias digitais ajudam a automatizar tarefas repetitivas, a reduzir o esforço físico e a melhorar a ergonomia. As atividades a realizar em ambientes de trabalho perigosos podem, assim, ser realizadas por máquinas.

A rápida digitalização dos locais de trabalho, embora tenha criado muitas oportunidades de eficiência e produtividade, trouxe novos desafios para a segurança e saúde no trabalho, uma vez que surgiram novos riscos que deverão ser devidamente avaliados e geridos, de modo a garantir que os trabalhadores possam exercer as suas atividades de forma segura e saudável.

De facto , estas tecnologias podem causar tensão física e lesões musculoesqueléticas, se utilizadas durante períodos prolongados, bem como situações de aumento do stresse, isolamento social ou problemas de saúde psicossocial.

Os benefícios da digitalização só podem ser aproveitados se os riscos forem geridos de forma adequada. Deste modo, a segurança e saúde no trabalho (SST) é um aspeto essencial a ter em conta, devendo as empresas adotar uma política de prevenção de riscos, nomeadamente:

  • Adoção de uma abordagem centrada e controlada pelo ser humano;
  • Garantia de um acesso igualitário da informação por parte dos empregadores, gestores, trabalhadores e dos seus representantes;
  • Consulta e participação dos trabalhadores e dos seus representantes, de acordo com os requisitos do quadro para a SST, nas decisões tomadas relativamente ao desenvolvimento, implementação e utilização de tecnologias e sistemas digitais;
  • Garantia de transparência sobre a forma como a ferramenta digital funciona, os tipos de efeitos que pode criar e as suas vantagens e desvantagens;
  • Promoção de uma abordagem holística na avaliação das tecnologias e sistemas digitais ao incluir diferentes partes interessadas no processo de avaliação, o qual deve também abordar os efeitos da digitalização nos trabalhadores e na sociedade em geral.

Para informações e recursos adicionais, consulte os sites: www.act.gov.ptwww.healthy-workplaces.eu/

 

Mónica Batista Milheiro

Direção Segurança no Trabalho