14 NOVEMBRO – COMEMOROU-SE O DIA MUNDIAL DA DIABETES
Portugal é o país da Europa com a mais elevada taxa de Diabetes, agravado pelo facto de 44% da população desconhecer que possui a doença.
A diabetes é uma doença crónica e progressiva que a longo prazo, pode trazer complicações associadas caso o individuo não faça a alimentação correcta, adopte atitudes saudáveis e seja seguido regularmente pelo seu médico.
Em caso contrário pode desenvolver situações como por exemplo: retinopatia, doença renal, amputação de membros, doenças cardiovasculares, pé diabético, diminuindo a qualidade de vida do individuo.
Por isto, se diz atualmente que não é apenas uma doença do individuo, mas da Família, porque tem impacto na vida da mesma.
Prevenção, e Diagnóstico Precoce são Fundamentais Para Evitar Maiores Danos no Futuro.
Procure o seu médico e faça a sua avaliação do risco. Opte por uma vida saudável.
Ecosaúde, S.A.
Todos os anos, a Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation – IDF, sigla em inglês) escolhe um tema para alertar para as problemáticas e necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. Para 2018 – 2019 o tema é «A Família e a Diabetes».
- Aumentar a consciencialização sobre o impacto que a Diabetes tem sobre a família e a rede de apoio das pessoas afetadas.
- Promover o papel da família na gestão, cuidado, prevenção e educação para a Diabetes.
A IDF estima que existam 425 milhões de pessoas a viver com diabetes e que cerca de metade desconhece esse diagnóstico, sendo maioritariamente casos de diabetes tipo 2.
Sitio SNS, 14/11/2018.