A consoada em família e com amigos e os ambientes de festa propiciam o consumo de bebidas alcoólicas como forma de comemoração.

No entanto, se vai trabalhar nos dias festivos de dezembro, mantenha os limites para o consumo de bebidas alcoólicas e não se esqueça de que não deve beber antes e durante a actividade laboral.

Passamos um terço do dia no trabalho, não sendo por isso de estranhar que seja neste ambiente que o impacto do álcool muito se faz sentir, fruto de hábitos de intoxicação ou comportamentos ocasionais.

O álcool e trabalho não são bons amigos. Com a ingestão deste adquirimos:

  • Lentidão no tempo de reação em geral;
  • Lentidão no tempo de reação a estímulos visuais e sonoros;
  • Perda de acuidade visual, podendo a visão tornar-se turva;
  • Perda de visão lateral;
  • Perda de capacidade de concentração, que pode conduzir a uma dificuldade de memorizar informações;
  • Diminuição da capacidade do pensamento lógico;
  • Possibilidade de desenvolver comportamentos de agressividade com os colegas;
  • Gosto por correr riscos.

Todos estes fatores são condições propicias à insegurança do próprio e dos colegas que estão à sua volta, ou com quem cujo trabalho se interrelaciona.

Estes problemas agravam-se em trabalhadores em maior estado de cansaço, seja porque realizam horários por turnos ou alternados, ou porque realizam diariamente tarefas fisicamente esgotantes.

Agudizam-se ainda, nos trabalhadores cuja actividade profissional implica a operação de máquinas. Neste tipo de actividade a integridade da funcionalidade psíquica e física é exigível para a prevenção de acidentes de trabalho e totalmente incompatível com a ingestão de álcool.

Tenha em consideração a sua segurança e saúde e a de terceiros! Boas Festas.

Bibliografia:
“Álcool e Problemas Ligados ao Álcool em Portugal” – DGS, Saúde XXI, Mª Lucilia Mercês de Mello, José Barrias, João Breda
“Gestão das Questões Relacionadas com o Consumo de Álcool e Drogas nos Locais de Trabalho” – OIT e ACT