Liscont e Sotagus, Melhoram Condições de Prevenção
A Liscont S.A. e a Sotagus, S.A. continuam a dar passos convictos na implementação de políticas de prevenção e de segurança e saúde no trabalho.
A Ecosaúde, que presta serviços externos de Segurança e Saúde no Trabalho a estas duas empresas, deu recentemente início ao desenvolvimento do estudo de avaliação de riscos por categoria profissional, que contribuirá para o conhecimento rigoroso dos riscos de cada função no sector portuário, onde estas empresas se integram e a apresentação das respectivas medidas de prevenção a adoptar.
Paralelemente, realizou-se em outubro, o curso: Formação em Segurança no Trabalho para Representantes do Empregador, para o qual a Ecosaúde está devidamente certificada pela ACT para o ministrar.
A actividade portuária, que assume cada vez mais importância no país, é uma actividade complexa, exercida ao ar livre, com utilização de máquinas e equipamentos de elevada dimensão e peso, o que implica a presença de uma complexidade de riscos profissionais em ambiente laboral.
Nesta formação, os trabalhadores tiveram uma intervenção activa na identificação dos riscos inerentes às suas funções, no cais e a bordo de um navio, o que serviu de base à apresentação de medidas de prevenção gerais e específicas, em contexto de trabalho.
Os Representantes do Empregador para as actividades de Segurança no Trabalho agora formados, oriundos das áreas de Operações e de Manutenção, estão aptos a zelar pela sua segurança e serão líderes do processo de apoio à implementação das medidas de prevenção de acidentes e doenças profissionais nos locais de trabalho, recomendadas pela Ecosaúde como prestadora de serviços externos de Segurança e Saúde do Trabalho.
É crescente o esforço destas empresas e o envolvimento com os trabalhadores numa forte aposta na prevenção.