A Sinistralidade de Veículos Pesados de Mercadoria
Os relatórios oficiais portugueses revelaram que os veículos pesados de mercadorias têm um maior envolvimento em acidentes, quando comparados com outros veículos.
Os fatores humanos são, frequentemente e de forma consensual, considerados como causa determinante para a ocorrência de acidentes rodoviários.
O estudo sobre sinistralidade envolvendo veículos pesados de mercadorias, European Truck Accidents Causation (ETAC), que decorreu com o patrocínio da Comissão Europeia e da International Road Union (IRU), concluiu que 85% dos acidentes envolvendo veículos pesados de mercadorias, ocorrem devido a falha humana, e que nesses casos, apenas 25% deles resultam de falha do motorista do pesado.
Na perspetiva da gestão da prevenção dos riscos laborais, importa então saber se a idade dos motoristas, pelo declínio natural das capacidades requeridas para a condução, em função do aumento da idade, poderá estar relacionada com a ocorrência dos acidentes e se dela dependerá o acumulado resultante de feridos leves, feridos graves ou vítimas mortais.
No entanto, o estudo veio a concluir que, em caso algum, se estabelece nexo de causalidade, entre a idade e a responsabilidade pelos acidentes
Outros factores evidenciados no estudo:
1 – A “Droga por despistagem” referida em 566 acidentes (2.8%), com a média de Indicie de Gravidade a atingir, nesses casos, 55,15.
2 – A “Distração”, a “Sonolência”, a “Fadiga” e a “Doença súbita” são referidas em 11 225 acidentes (56,3%)
Em qualquer dos casos, tratar-se-ão de circunstâncias evidentemente potenciadoras da falha humana.
O estudo efectuado, tem como unidade de análise cada um dos acidentes rodoviários com vítimas, ocorrido em Portugal, no período de doze anos, compreendido entre 2001 e 2012, envolvendo pelo menos um veículo pesado de mercadorias.
Conheça mais no resumo da tese de mestrado do Engº Mário Miranda, Téc. Superior de Segurança na Ecosaúde.