Os relatórios oficiais portugueses revelaram que os veículos pesados de mercadorias têm um maior envolvimento em acidentes, quando comparados com outros veículos.

Os fatores humanos são, frequentemente e de forma consensual, considerados como causa determinante para a ocorrência de acidentes rodoviários.

O estudo sobre sinistralidade envolvendo veículos pesados de mercadorias, European Truck Accidents Causation (ETAC), que decorreu com o patrocínio da Comissão Europeia e da International Road Union (IRU), concluiu que 85% dos acidentes envolvendo veículos pesados de mercadorias, ocorrem devido a falha humana, e que nesses casos, apenas 25% deles resultam de falha do motorista do pesado.

Na perspetiva da gestão da prevenção dos riscos laborais, importa então saber se a idade dos motoristas, pelo declínio natural das capacidades requeridas para a condução, em função do aumento da idade, poderá estar relacionada com a ocorrência dos acidentes e se dela dependerá o acumulado resultante de feridos leves, feridos graves ou vítimas mortais.

No entanto, o estudo veio a concluir que, em caso algum, se estabelece nexo de causalidade, entre a idade e a responsabilidade pelos acidentes

Outros factores evidenciados no estudo:

1 – A “Droga por despistagem” referida em 566 acidentes (2.8%), com a média de Indicie de Gravidade a atingir, nesses casos, 55,15.

2 – A “Distração”, a “Sonolência”, a “Fadiga” e a “Doença súbita” são referidas em 11 225 acidentes (56,3%)

Em qualquer dos casos, tratar-se-ão de circunstâncias evidentemente potenciadoras da falha humana.

O estudo efectuado, tem como unidade de análise cada um dos acidentes rodoviários com vítimas, ocorrido em Portugal, no período de doze anos, compreendido entre 2001 e 2012, envolvendo pelo menos um veículo pesado de mercadorias.

Conheça mais no resumo da tese de mestrado do Engº Mário Miranda, Téc. Superior de Segurança na Ecosaúde.