Retrospetiva 2014
Na época festiva do Natal e Ano Novo, para além da celebração que todos fazemos a título pessoal, é também uma boa ocasião para se fazer o balanço do ano que agora termina. Na Ecosaúde, o ano de 2014 foi mais um importante ano, de transição e transformação.
Completou-se em 2014 o ciclo de renovação das infra-estruturas da empresa, com a mudança das operações e serviços de suporte para as novas instalações no Parque das Nações em Lisboa. Com este último passo, renovamos integralmente a rede de unidades de saúde, garantindo hoje a Ecosaúde uma cobertura geográfica adequada, eficiente e com um bom nível qualidade e conforto para a prestação de serviços de saúde e segurança.
Ao nível dos processos também foi um ano com marcada evolução. Alteramos o nosso sistema de informação de suporte às actividades da empresa. Esta nova aplicação veio trazer mais eficácia, integração e robustez aos processos internos, assim como acrescentar ferramentas colaborativas na relação com os Cliente.
Na área da comunicação institucional, lançamos o novo sítio de internet da empresa, com uma imagem moderna e renovada e com funcionalidades colaborativas e integração com as redes sociais. Modéstia à parte, podemos orgulhar-nos de sermos um dos sítios de internet de referência no nosso sector de actividade.
Por fim, mas não por último, as Pessoas. Também neste importante área foi um ano de mudança. Se por um lado continuamos o processo de qualificação das Pessoas, por outro, e por diferentes razões de natureza pessoal, alguns colegas deixaram a empresa. Registo que nenhum insatisfeito ou em conflito. Fica aqui o reconhecimento pelo bom trabalho realizado ao longo de anos dedicados ao propósito de reduzir a doença profissional, evitar o acidente de trabalho e tornar as empresas nossas clientes num espaço mais seguro e saudável.
No ano de 2014, a Ecosaúde completou dezoito anos de laboração. Embora organizacionalmente não seja uma data muito relevante, pode-se dizer que atingiu a maioridade e, por mera coincidência do destino, um dos desafios com que se confronta nos dias de hoje é, mantendo-se inexoravelmente ligado à família ferroviária, simbolicamente, deixar a casa da “Mãe” e trilhar um caminho mais independente noutros sectores de actividade.
Aqui chegados, com todas estas positivas mudanças estou seguro que a empresa está dotada do conhecimento, das pessoas e dos meios necessários ao desempenho da sua missão com sucesso. O futuro continuará difícil, mas se numa conjuntura de crise económica e social profunda conseguimos colectivamente alcançar tudo isto, também conseguiremos em conjunto ultrapassar os próximos desafios.
Um Santo Natal e um excelente Ano Novo.
Eduardo Martins Pereira
Director Geral