Inquérito sobre a exposição dos trabalhadores aos fatores de risco de cancro na Europa

Segundo a EU-OSHA (Agência Europeia para a segurança e Saúde no Trabalho) o cancro representa cerca de 53 % de todas as mortes relacionadas com o trabalho na UE e noutros países desenvolvidos, os dados fiáveis sobre as exposições aos fatores de risco de cancro no local de trabalho são essenciais, tanto para a segurança e a saúde dos trabalhadores como para uma economia produtiva e sustentável.
A EU-OSHA encontra-se a desenvolver desde 2017 um inquérito sobre exposição dos trabalhadores aos fatores de risco de cancro, nomeadamente, o amianto, o benzeno, o crómio, os gases de escape dos motores a diesel, o níquel, o pó de sílica, a radiação UV, o pó de madeira e outros.

Entre 2017 e 2021 decorreram diversos trabalhos. De viabilidade de aplicação do inquérito australiano à Europa (2017), de delimitação dos países onde o mesmo seria aplicado e preparação da metodologia e adaptação do modelo australiano ao contexto europeu (2020 e 2021). A aplicação do inquérito (set. 2022 a jan. 2023) na Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda e Espanha, foi concluída em fev. de 2023 e os resultados serão publicados até final do mesmo ano.

Os resultados deste inquérito serão muito importantes, pois irão atualizar informação quanto aos fatores de risco que permitem a maior exposição dos trabalhadores, influenciar campanhas de sensibilização, de formação em prevenção e segurança no trabalho e ainda, se se justificar contribuir para a alteração de legislação na UE.

Filme «Assassinos Silenciosos»

Mais informação https://osha.europa.eu/pt/facts-and-figures/workers-exposure-survey-cancer-risk-factors-europe

Ângela Rodrigues
Diretora de Formação