Para um Natal em Segurança apesar do Covid 19
Há dois anos que ansiamos por um Natal em Família e com os amigos.
Mas este ainda não será um Natal como estávamos habituados cheio de abraços, beijos que marcam os afetos, porque a atual pandemia de COVID-19 impõe-nos uma outra forma de estar. Mais contida e mais distante, para que nos mantenhamos todos saudáveis!
Mesmo vacinados e se possível com a 3ª dose da vacina, a de reforço, estamos mais protegidos, mas mesmo assim podemos ser reinfectados e temos de proteger os mais vulneráveis, nomeadamente os mais idosos.
Compras
Se ainda não fez todas as compras (desejavelmente online porque reduzem o número de contatos), tente optar pelas compras em lojas de rua, evitando locais fechados.
- Lave e desinfete frequentemente as mãos.
- Faça uma lista do que precisa de comprar, sendo mais eficiente e passando menos tempo em espaços públicos.
- Evite fazer compras durante as “horas de ponta”, em que há uma maior concentração de pessoas
Reduza o Número de Contatos
Reduza o número de pessoas com quem interage diretamente, reduzindo o seu risco de infeção, assim como de transmitir o vírus a outras pessoas. Por exemplo, se habitualmente contacta com 10-15 pessoas fora do seu agregado familiar, é aconselhável que agora contacte apenas com 4-5 pessoas.
Procure alternativas para rever amigos e familiares durante esta época festiva, como videochamadas, telefonemas ou até encontros rápidos nos quintais (usando máscara e mantendo o distanciamento certo).
Atenção!
Se tem sintomas de COVID-19 (como febre, tosse, dificuldade respiratória, falta de cheiro ou paladar) ou se teve em contacto com alguém infetado, não participe em celebrações presidenciais. Permaneça em casa.
A duração do Encontro faz a Diferença
Quanto maior a duração do encontro, maior o risco de transmissão. Por isso, é importante reduzir o nosso tempo de exposição. Por exemplo, em vez de estar 3-4 horas reunido com outras pessoas, tente reduzir esse tempo para 1-2 horas, cumprindo todas as outras medidas de segurança.
Comida e bebida durante as festas
Não existem atualmente evidências de que a preparação e ingestão de alimentos estejam associadas a formas diretas de transmissão da COVID-19. Ainda assim, é aconselhável adotar algumas medidas de segurança sempre que estiver a lidar com alimentos, especialmente no Natal, de forma a evitar que ocorra contágio:
- Nomeie uma pessoa para servir a comida aos restantes presentes, evitando que haja várias pessoas a tocar nos utensílios.
- Use máscara enquanto estiver a preparar ou a servir comida a outras pessoas que não pertençam ao agregado familiar.
- Dê instruções para que cada um guarde a sua máscara enquanto estiver a comer. Esta deve permanecer num local seco e respirável, como um saco de tecido ou de papel, para que se mantenha limpa entre utilizações.
- Limite a circulação e aglomeração de pessoas em zonas onde a comida está a ser preparada ou distribuída, como a cozinha.
- Certifique-se de que todas as pessoas lavam as mãos com sabonete e água durante 20 segundos antes e depois de prepararem, servirem e comerem, e depois de deitarem fora o seu lixo. Use desinfetante de mãos com um teor mínimo de 60% de álcool, caso não seja possível lavar as mãos.
- Disponibilize caixotes do lixo em que não seja preciso tocar com as mãos para depositá-lo. Use luvas quando estiver a remover o lixo do caixote. Lave as mãos depois de retirar as luvas.
- Lave a loiça na máquina de lavar loiça ou com água quente e detergente imediatamente depois do evento.
- Lave todos os objetos de tecido (como guardanapos, toalhas de mesa, almofadas de cadeira…) imediatamente após o evento.
Fonte: www.cuf.pt