Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional
Passar mais tempo a trabalhar não é sinal de maior produtividade, vários estudos indicam que o presentismo – dedicar mais horas ao trabalho do que o previsto – tem aumentado nos últimos anos, estando diretamente relacionado com o aumento do stress e com a diminuição do bem-estar por negligência em relação à vida pessoal/familiar/social.
A crescente consciencialização face a esta problemática tem levado muitos empregadores a oferecer horários flexíveis que facilitam a conciliação da vida pessoal com a profissional. Também o uso da tecnologia permite a possibilidade de trabalharmos fora do nosso local físico de trabalho. Porém, esta flexibilidade conduz a uma maior disponibilidade, o que pode potenciar as dificuldades no distanciamento profissional.
Neste sentido, apresentam-se algumas medidas simples e aplicáveis no imediato, que ajudam a gerir melhor o tempo dedicado à sua atividade profissional:
Integrar hábitos saudáveis e de lazer durante o dia de trabalho – Realizar atividades de lazer nas pausas aumenta o seu bem-estar pessoal, combatendo, ao mesmo tempo, o sedentarismo. Não negligenciar a hora da alimentação, praticar exercícios físicos e de relaxamento, conversar com um amigo/familiar ou ler algo do seu interesse, são hábitos pontuais a realizar durante o dia laboral que podem facilitar a concentração e aumentar a produtividade;
Diferenciar o contato profissional do pessoal – Permita-se a ter um período de descanso de qualidade. Para o efeito, é extremamente importante ter um e-mail/telefone profissional diferente do pessoal. Esta estratégia é essencial para o limitar ao acesso a conteúdos profissionais fora do horário laboral;
Definir rotinas de entrada/saída do emprego – A criação de uma rotina saudável passa por respeitar o horário de trabalho. As pessoas que tomam esta decisão tendem a organizar melhor o seu dia e focar-se em concluir as tarefas para poder sair à hora previamente estipulada. Se adoptar esta medida, usufrui de tempo útil com a sua família/amigos e ganha disponibilidade para se dedicar à realização de hobbies ou outras atividades do seu interesse.
A adopção destas três estratégias permite melhorar o equilíbrio da sua vida pessoal com a profissional, aumentando a satisfação pessoal, o optimismo, a construção de relações saudáveis e a sensação de viver com significado.
Diogo Gonçalves
Psicólogo Clínico e do Trabalho
Ecosaúde