Comer bem e de forma equilibrada é um dos melhores investimentos que pode fazer em prole da Sua saúde.

A alimentação tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar. Comer bem reduz o risco de desenvolver doenças, como sejam as doenças cardiovasculares, enfartes, diabetes, cancro e osteoporose.

Apesar da alimentação saudável ser um processo relativamente simples, existe ainda muita confusão na população em geral sobre alimentação saudável. Estudos apontam para que cerca de dois terços da população adulta pensem que a sua alimentação é saudável, afirmando que não é prioritário mudar os hábitos alimentares.

O nosso organismo precisa de bons hábitos alimentares para se manter saudável, assim como do tempo e energia para processá-la e usá-la no seu metabolismo. Uma boa alimentação fornece ao organismo nutrientes necessários para produzir ou reparar tecidos, manter o sistema imunitário e permite também ao nosso corpo executar todas tarefas diárias com mais facilidade.

A ligação entre a alimentação e as doenças está muito bem documentada cientificamente e existem várias evidências que provam que o que comemos tem um impacto muito relevante na nossa saúde, no médio e longo prazo.

Os nossos estilos de vida e hábitos alimentares mudaram dramaticamente nas últimas décadas. Hoje em dia, dependemos crescentemente da conveniência dos alimentos processados, que abusam do sal, corantes, conservantes, entre outros produtos químicos. Outra tendência é da utilização de suplementos nutricionais em substituição do consumo de alimentos frescos. Existe muita atenção virada para o que não devemos comer, e pouca informação sobre o que devemos comer.

Lembre-se, não existem na realidade bons ou maus alimentos – moderação e equilíbrio nutricional são as chaves para se manter saudável.

No passado dia 16 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta efeméride teve início em 1981 e é celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação. Atualmente há diversos recursos informativos e formativos sobre a alimentação saudável, destacamos nesta notícia o sítio de internet do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção geral de Saúde, disponível na ligação abaixo.

http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/