Realizaram-se nos dias 13 e 14 de outubro, na cidade da Ribeira Grande, em São Miguel, Açores, as III Jornadas de Higiene e Segurança no Trabalho, este ano sob a designação de Azores Safe, promovidas pela empresa Gecite Açores.

O evento abordou no primeiro dia os temas da Segurança em Obra, no período da manhã, e o ensino / formação em Segurança no Trabalho no período da tarde. Neste último painel a Ecosaúde esteve representada pela Directora de Formação, Ângela Rodrigues, que apresentou uma comunicação sobre: a formação de Técnicos Superiores (nível VI) e Técnicos de Segurança do Trabalho (nível IV) que de forma pioneira a Ecosaúde desenvolveu nas ilhas Açorianas entre 2001 e 2011; o impacto da formação destes activos no tecido empresarial e a transformação das mentalidades no domínio da Prevenção e Segurança e os desafios que a formação de Segurança enfrenta actualmente e o que, em nosso entender há que mudar.

O segundo dia foi dedicado aos seguintes temas:
:: Serviços de Segurança e Saúde do Trabalho na abordagem às questões da responsabilidade do empregador e do técnico de ST na prevenção dos riscos profissionais

:: O contributo da medicina no trabalho na saúde laboral

:: Stress ocupacional e as práticas mindfulness.

A Jornadas encerraram com o tema da organização da emergência. Este painel culminou com a realização de um simulacro de emergência que obrigou à realização de manobras de resgate em altura, asseguradas pelo corpo de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.

Foram dois dias de intenso trabalho e partilha de conhecimento e experiências que a todos nos enriqueceram.