A Liscont S.A. e a Sotagus, S.A. continuam a dar passos convictos na implementação de políticas de prevenção e de segurança e saúde no trabalho.

A Ecosaúde, que presta serviços externos de Segurança e Saúde no Trabalho a estas duas empresas, deu recentemente início ao desenvolvimento do estudo de avaliação de riscos por categoria profissional, que contribuirá para o conhecimento rigoroso dos riscos de cada função no sector portuário, onde estas empresas se integram e a apresentação das respectivas medidas de prevenção a adoptar.

Paralelemente, realizou-se em outubro, o curso: Formação em Segurança no Trabalho para Representantes do Empregador, para o qual a Ecosaúde está devidamente certificada pela ACT para o ministrar.

A actividade portuária, que assume cada vez mais importância no país, é uma actividade complexa, exercida ao ar livre, com utilização de máquinas e equipamentos de elevada dimensão e peso, o que implica a presença de uma complexidade de riscos profissionais em ambiente laboral.